top of page
SOBRE O EVENTO

Há dois anos a humanidade estava apreensiva pelo “mergulho” introspectivo que fora forçada a realizar. As sociedades aterrorizadas com uma pandemia presenciada pela última vez há 100 anos, tentavam manterem-se existindo apesar do distanciamento físico, do flagelo crescente da fome, do desvergonhamento dos preconceitos de toda natureza, das mentiras tratadas como “verdades alternativas” e da reverberação do discurso fascista.

Foi neste contexto trágico que, apesar de todos os impeditivos, o II colóquio do LEPoliTC em 2020. De modo remoto, conseguimos reunir pesquisadores de diversas partes do Brasil e um dos EUA para, antes de tudo, nos irmanarmos na nossa condição existencial, celebrarmos a vida e nossa amizade, mas também tentarmos, cada qual no seu ponto de vista, compreender como chegáramos àquela condição e como poderíamos, pela análise espacial, projetarmos a saída e o que viria adiante.

Neste tempo, muito dialogamos, pesquisamos e nos mantivemos firmes diante dos enormes desafios de um tempo imprevisível. Passados dois anos dos momentos mais trágicos da pandemia, e diante dos arroubos autoritários do atual governo, chegamos no tempo (e no desejo) de nos reunirmos novamente para reavaliar nossa trajetória e pensar os tempos vindouros.

Entre os dias 29 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2022 gostaríamos de nos encontrar e refletir com quem está longe. Convidamos a todas, todos e todes para estarem conosco na 3ª edição do nosso colóquio para dialogarmos formas de r-existências que vêm se opondo e resistindo aos poderes opressores que insistem na manutenção perene de desigualdades estruturais. Esperamos conhecer e refletir diversas expressões territoriais que ensejam a manutenção de vidas dignas e decentes, cujas vivências resistem simplesmente por existirem. R-existências sendo, como diria Porto-Gonçalves (2006, p. 165)[1], “uma forma de existir, uma determinada matriz de racionalidade que age nas circunstâncias, inclusive reage, a partir de um topoi, enfim, de um lugar próprio, tanto geográfico como epistêmico [...]”. É neste espírito que esperamos pensar nas perspectivas que se apresentam neste momento auspicioso e arriscado.

Esperamos por todas, todos e todes!

 

[1] Porto-Gonçalves, C. W. A Reinvenção dos Territórios: a experiência latino-americana e caribenha. In Ceceña, A. E. (Org.) Los desafíos de las emancipaciones en un contexto militarizado. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2006.

Comissão Científica

Profª. Drª. Angélica Mara Dias

Prof. Dr. Bruno Maia Halley

Prof. Ms. Cássio Expedito Galdino Pereira

Prof. Ms. Giovana Almeida Nascimento

Prof. Dr. Luiz Eugênio Pereira Carvalho

Prof. Dr. Paulo Candido da Silva

Profª. Drª. Suana Medeiros Silva

Prof. Dr. Thiago Romeu de Souza

Profª. Drª. Verena Sevá Nogueira

 

 

Comissão Organizadora

Bismark Fernandes Gomes da Silva

Cássio Expedito Galdino Pereira

Cauê Souto Vieira

Danielly de Sousa Henrique

David Emanuel Paulo da Silva

Dayvson Carlos de Farias Nascimento

John da Silva Evaristo

Joseni Santos de Almeida

Morgana Guedes Bezerra

Tainá Maria de Oliveira Santos

Thaís Nadja Lopes de Lima

Thiago Romeu de Souza

Verena Sevá Nogueira

bottom of page