SOBRE O EVENTO
O Laboratório de Estudos sobre Política, Território e Cultura - LEPoLiTC (CNPq/UFCG) é um grupo de pesquisa que resulta de desejo e esforço coletivos, visando conhecer processos territoriais que tenham como causas e desdobramentos questões políticas e culturais que afetem grupos sociais. A abordagem prioriza a perspectiva dos grupos e sujeitos subalternizados.
A ansiedade pode ser considerada o principal marco do momento atual da humanidade. A onipresença das redes sociais no cotidiano das pessoas individualizando ainda mais os sujeitos e pautando o debate público, tem alçado algumas poucas empresas proprietárias de redes sociais a posições de influência políticos relevante à serviço da extrema direita. Como resultado, a sociedade civil, em especial a juventude “nativa digital”, tem sido impactada profundamente não apenas na construção do viés ideológico fascista e na baixa compreensão do senso comunitário (o que não é pouco), mas também no aumento do adoecimento psíquico seja por ansiedade, depressão entre outras patologias.
A degradação do debate público com a ascensão de personagens que estimulam o ódio, o hiperindividualismo e um progresso social enviesado, faz da discussão política qualificada mais que uma oportunidade, uma necessidade urgente. Compreender os desdobramentos deste debate na produção espacial e na ação docente é uma exigência que nos desafia. À luz da relevante contribuição que Conceição Evaristo trouxe com a noção de escrevivências, entendemos que as territorialidades em permanente produção na realidade social evidenciam a participação política das comunidades, dos grupos sociais, das parcelas das classes mais subalternizadas no processo de descolonização do etos da sociedade brasileira.
O papel da educação é central neste processo político. Não apenas a escola como espaço público e de reprodução social está em disputa, mas principalmente o projeto de sociedade que será enunciado. Vislumbrar a produção das escrevivências e as educações voltadas para a emancipação humana neste processo parece um imperativo se desejamos refletir e agir ante o cenário político do presente.
Entre os dias 26 e 29 de novembro de 2024 esperamos nos encontrar e refletir sobre alguns processos políticos e territoriais em andamento. Convidamos a toda comunidade acadêmica e os movimentos sociais a estarem conosco na 4ª edição do nosso colóquio para dialogarmos sobre formas de escrevivências territoriais, a escrita geográfica subalterna de nós mesmos. Esperamos conhecer e refletir diversas expressões territoriais que ensejam a manutenção de vidas dignas e decentes, cujas vivências resistem simplesmente por existirem.
Esperamos por todas, todos e todes!
Comissão Científica
Prof. Dr. Bruno Maia Halley
Prof. Ms. Cássio Expedito Galdino Pereira
Prof. Dr. David Barbosa Tavares
Profª. Mª. Giovana Almeida Nascimento
Prof. Dr. Luiz Eugênio Pereira Carvalho
Profª. Mª. Morgana Guedes Bezerra
Prof. Dr. Paulo Candido da Silva
Profª. Mª. Tainá Maria de Oliveira Santos
Prof. Dr. Thiago Romeu de Souza
Prof. Dr. Sérgio Luiz Malta de Azevedo
Profª. Drª. Verena Sevá Nogueira
Comissão Organizadora
Arthur Soares da Silva
Bismark Fernandes Gomes da Silva
Cauê Souto Vieira
Maria Clara Goncalves dos Santos Silva
Maria Izabel Pereira da Silva
Morgana Guedes Bezerra
Thaís Nadja Lopes de Lima
Thiago Romeu de Souza